quinta-feira, 17 de março de 2011

PostHeaderIcon 1° Raça..

 Akita Americano

Quando ele apenas era uma criança...
História
É uma raça originária da região de Akita inicialmente utilizada para actividades de caça grossa (tipo ursos), tendo sido realmente apurada para este fim por um japonês isolado na província que lhe deu o nome. Tal como Shar-Pei, o Akita também foi utilizado em combates durante muito tempo, razão pela qual esteve em perigo de extinção. Hoje, o Akita é um simpático cão de companhia, estando longe do passado cruel a que foi sujeito.
Temperamento
Dócil, prudente, afetuoso e corajoso. Excelente para crianças por ser muito paciente. Late pouco, nunca late desnecessariamente, e é muito seguro de si. É possessivo com seu território, o que faz desta raça uma excelente guardiã, tanto de propriedades quanto pessoal. Na guarda, seu comportamento não é ostensivo, mas costuma manter-se num local que ofereça boa visibilidade, deslocando-se apenas se achar necessário.
É muito apegado ao dono, sendo considerado "cão de um dono só", sofre muito quando abandonado e às vezes não consegue se adaptar aos novos donos. Entretanto, uma vez conquistado será um excelente guardião e companheiro por toda a vida.
Descrição
 O Akita é um cão belo e imponente,  robusto e nobre, devendo ser bem proporcionado. A cabeça é larga e grande, com um focinho potente e afilado, com cana nasal recta e curta. Dentes fortes, com mordedura em tesoura, nunca prognatas. Os olhos são escuros e ligeiramente triangulares. As orelhas são pequenas e triangulares, mantendo-se sempre espetadas e ligeiramente inclinadas para a frente. O pescoço é forte e largo. Os membros são sólidos, sendo os anteriores verticais e os posteriores mais musculosos. A cauda é é grossa e forte, com seu comprimento chegando até ao jarrete, mas deve portar-se enrolada sobre o dorso.

Tipo de Pêlo
Sua pelagem é dupla, sendo o pêlo de cima duro e reto e o subpêlo macio e denso, o que lhe dá aparência de um bichinho de pelúcia. Como possui subpêlo, há uma intensa muda (troca de pêlo) em algumas épocas do ano, devendo ser muito bem escovado para manter seu belo aspecto e eliminar os pêlos mortos. Suas cores podem ser vermelho-fulvo, sésamo (pêlos vermelhos com as pontas pretas) tigrado e branco.

OBS.:  A raça foi quase extinta durante a  Segunda Guerra Mundial. Para recuperá-la, foi feito um intenso trabalho de seleção com os exemplares remanescentes. Paralelamente, exemplares mestiçados com Pastor Alemão e Mastins foram para a America, onde foram selecionados e a criação foi direcionada para formar uma nova raça: o Akita Americano.

E já aqui é ele quando já um adulto...




0 comentários:

Postar um comentário

Páginas

Seguidores

Tecnologia do Blogger.